Kiwi…

A actinidia deliciosa é nativa da China, onde é cultivada há 3 mil anos. Ela sempre foi conhecida como groselha chinesa, mas em 1959 um neozelandês começou a exportar a fruta para os EUA e achou melhor mudar o nome (em plena Guerra Fria, não pegaria bem ser associado à China comunista). Ele escolheu o nome de um pássaro neozelândes, kiwi. Deu certo: a fruta agradou, e logo os próprios americanos começaram a cultivá-la em seus estados mais quentes, como o Havaí.

Você deve ter tido a mesma reação que eu tive ao escrever o paragrafo acima (que aparece em seu monitor acima das frases que digitei neste exato momento sentado em uma cadeira). Você arregalou um de seus olhos, e gritou: E O QUICO?

Bom, o Quico (Kiko), também conhecido no chaves como Federico Matalascayando y Corcuera, foi interpretado por Carlos Villagrán. Quico é um jovem metido e mimado por sua mãe, Dona Florinda, que arruma muitas brigas com seu querido vizinho Seu Madruga ( nosso eterno rei).

Não muito citado no seriado, Frederico é o pai de kico. Comandante da Marinha, morreu quando seu barco velho naufragou em alto-mar. Sua partida é mostrada em flashback no episódio “O Despejo do Seu Madruga”, quando Dona Florinda relata ao namorado, o Professor Girafales, sobre o pai de kico, que foi interpretado pelo próprio Carlos Villagrán. Quando era vivo, Quico ainda era bebê, usava uma roupa vermelha e tinha apenas sua bola. Ele era tão pequeno que não conseguia sair de seu cantinho, a não ser pela porta. Ele também era similar ao Quico, muitas frases e gestos eram dele como: Ai cale-se cale-se cale-se o você(s) me(nos) deixa(m) louco(s), e seu gesto antes de fazer alguma coisa.

No ano de 1978, Carlos Villagrán deixou o elenco de Chaves. Devido à imposição de Roberto Bolaños, Carlos foi impedido de atuar com seu personagem no México, forçando sua ida para a Venezuela. Lá fez o programa Federrico, que não fez muito sucesso. No México, fez Ah que Kiko e, no Chile, O circo de monsieur Cachetón e Kiko botones.

Carlos Villagrán disse que ele deixou o elenco de Chaves e Chapolin porque seu personagem Quico estava ganhando muita popularidade e ele estava sendo convidado para gravar discos e comerciais. Por isso quiseram diminuir a participação dele nos seriados e ele não aceitou. Entretanto, numa entrevista, Chespirito disse que Carlos Villagran o falou que queria tentar carreira solo e Bolaños disse que tudo bem, mas se ele quisesse voltar ao Chaves, todos o receberiam de braços abertos. Carlos Villagrán já teve um caso com Florinda Meza antes de esta se casar com Chespirito. Ficou 20 anos sem se falar e ver Roberto Bolaños, até que encontrou-se com este num especial da Televisa em homenagem ao comediante realizado no dia 1° de Abril de 2000, onde aparentemente fizeram as pazes. Pelo contrário da história com Maria Antonieta(Chiquinha), Quico aparece no desenho, a briga com Bolaños, que durou vinte e dois anos, faz parte do passado e ambos retomaram a amizade de outrora. Atualmente, mora em Guadalajara, México, e tem um circo, El Circo de Kiko, que inclusive já veio ao Brasil. Ele vive com sua esposa e com seus seis filhos.

Frases marcantes marcam nossa marcante passagem muitas vezes naum tão marcada mas que deixam marcas como as frases a seguir do nosso querido tesouro:

* Mamãããããe!
* Você vai ver, eu vou contar tudo pra minha mãe.
* Ele me bateu!
* Gentalha, gentalha!Prufooo
* Da parte de quem?
* Quer um pirulito, Chaves? Chaves responde que sim e ele diz: Compra!
* Você não vai com a minha cara?
* Que coisa, não?
* Ah cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa loooouco!
* Não deu.
* Quando lhe perguntam: O que te importa? Ele diz: Come torta!
* Diz que sim, diz que sim, vai… Siiiim?
* “Ah-rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr (choro)
* Por isso eu digo que…
* Ah então assim sim.
* Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: