Segurança em primeiro lugar

Boa noite aos leitores deste blog, estou trazendo a vocês um pouco do meu conhecimento na área de informática. Trago a vocês um assunto muito importante, SEGURANÇA. Nos dias atuais, estamos cada vez mais propensos a ter problemas de virus… muitos se perguntam, q diabos ser isso. Vou explicar…

O que diabos é um Virus? Pra que serve?

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

Principais tipos

Vírus de Boot: Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.

Time Bomb:
Os vírus do tipo “bomba-relógio” são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o “Sexta-Feira 13”, “Michelangelo”, “Eros” e o “1º de Abril (Conficker)”.

Worm: Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.

Trojans ou cavalos de Tróia (mais forte): Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.

Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.

Keylogger: O KeyLogger é uma das espécies de vírus existentes, o significado dos termos em inglês que mais se encaixa no contexto seria: Capturador de teclas. Ao serem executados, normalmente os keyloggers ficam escondidos no sistema operacional, sendo assim a vítima não tem como saber que está sendo monitorada. Atualmente os keyloggers são desenvolvidos para meios ilícitos, como por exemplo roubo de senhas bancárias. São utilizados também por usuários com um pouco mais de conhecimento para poder obter senhas pessoais, como email, orkut, Habbo Hotel, MSN, entre outros. Existem tipos de keyloggers que capturam a tela da vítima, sendo assim, quem implantou o keylogger tem controle sobre o que a pessoa está fazendo no computador.
Este tipo de vírus pode conter um efeito colateral, que ao tentar capturar as teclas digitadas, ele pode conseqüentemente impedir que alguns tipos de caracteres especiais sejam digitados.

Como combater essas pragas?

Aqui entram meus conhecimentos. Trago a vocês 3 programas, 1 anti-virus e 2 antispywares.

Anti-virus

Avira AntiVir Personal Edition Classic

Famoso por agregar bom funcionamento e gratuidade, o Avira AntiVir Personal Edition Classic tem conquistado muitos usuários com seus recursos. Depois de fazer sucesso com a versão paga, a qual conquistou 15 milhões de usuários, a Avira GmbH redesenhou o software para uso doméstico, lançando esta versão para entrar na briga dos softwares protetores de arquivos.

Link para download: http://www.mediafire.com/download.php?nzi51jtmwly

Antispywares:

Malwarebytes Anti-Malware 1.36

No atual estágio em que estamos de facilidade na comunicação, é igualmente fácil sermos atacados por programas com a única intenção de danificar o computador e roubar tantos dados confidenciais quanto possível. Portanto, ligar um computador à internet sem antes dar a ele uma boa dose de proteção contra programas e pessoas mal intencionadas é quase o mesmo que jogar dinheiro fora. O Malwarebytes` Anti-Malware visa a ajudar você a manter sua máquina livre de ameaças, enquanto permite que o PC seja utilizado sem preocupação.

link para download: http://www.malwarebytes.org/mbam/program/mbam-setup.exe

Spybot – Search & Destroy 1.6.2

O Spybot – Search & Destroy é um programa para detectar e remover diversos tipos de Spywares de seu computador, pois mesmo que você não saiba, seu computador pode estar infectado, devido à grande quantidade de spywares diferentes espalhados pela internet ou anexos a programas que eventualmente podem ser instalados em seu computador.

link para donwload: http://softwarefiles1.securitywonks.net/download/spybot/spybotsd162.exe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: