Pipoca de microondas não é uma arte exata!

Pouca gente sabe, eu nunca disse isso aqui mas sou modesto em algumas coisas. Nunca falei, por exemplo, de minha magnanimia habilidade culinária. Sei fazer de tudo e majestralmente, desde que esse tudo seja pipoca de microondas ou pipoca de microondas. Não, pipocas “normais” (de panela) não servem, tem que ser as de microondas.

Bom, dá pra ver que meu forte não é a diversidade (sou mais da área consumidora), mas como é uma coisa só meu foco todo está concentrado naquilo. Posso dizer então, sem dúvida nenhuma, que sou um mestre na sagrada arte de fazer pipoca de microondas e vou compartilhar algumas dicas dessa arte pra você, caro aprendiz.


A primeira – e mais importante – se refere ao tempo que a pipoca deve ficar no microondas. Sim, se você achava que era só apertar o pipoca (depois de ter colocado o saco, claro) você ainda é um iniciante, mas não se preocupe te ajudarei aqui.

Como forma básica de determinar o tempo ideal de pipoca, tem-se a seguinte equação :

T = Tm *( logKm * N * Dpi * dp / S * U * T) + K*E*§, onde:

T = Tempo que deve ser programado
Tm = Tempo de pipoca que vem no microondas
Km = C(K)alor gerado pelo microondas (em K)
N = Numero médio de grãos que se deseja estourar
dp = Densidade da pipoca (que varia conforme o sabor)
S = Sorte do dia (medida em T4 ou PC (Trevo de Quatro Folhas ou Pé de coelho))
U = Umidade relativa do ar
T = Temperatura ambiente
K = Constante de Popcórnio, o inventor dessa fórmula
E = Experiência do operador
§ = Símbolo estranho que não tenho nem idéia do que signifique, mas que é legal (pode desconsiderar esse)

Visto que grande parte dos iniciantes nao conseguem usar essa fórmula (não sei porque, é tão simples) dou uma ajuda. Um tempo bom , considerando um microondas não muito antigo, é sempre o tempo de pipoca programado menos 10-15 segundos. Porém, lembre-se essa é só uma faixa recomendada, o valor exato e ideal de tempo é algo que só vem com anos de experiência e não estou disposto a revelar aqui (se não qual seria a graça de ser um mestre nisso)

Mas calma não é so isso. Como o próprio nome do post diz, fazer pipocas não é uma ciência exata. Existem muitas variáveis que podem gerar erros, desde variaveis que temos controle – como colocar o lado certo pra cima – como algumas que não temos controle nenhum. Um exemplo dessas que não temos controle (e que me deu a ideia desse post) aconteceu semana passada, quando eu estava fazendo pipoca para o jogo do Grêmio.

Então, como eu comecei a contar : Faltavam 15 minutos para o jogo do Grêmio, fui para a cozinha peguei a pipoca, coloquei do lado certo (muito importante essa parte) e programei o tempo exato para melhor aproveitamento da pipoca (baseado na relação quantidade com qualidade) e sai. Quando voltei pra lá, algo parecia errado. Abri o microondas e o saco estava “murcho”, como não estivesse o tempo exato. Estranho. Muito estranho. Olhei para o saco e descubri o “pequeno” problema, o saco, durante o tempo que estava no microondas, simplesmente furou, tinha um buraco no saco. E o que aconteceu? Bom, muitas grãos não estouraram e alguns dos que estouraram queimaram. Estranho de novo. Muito estranho – de novo.

Pois é, é aí que posso afirmar que como a Matemática (clique aqui para entender do que to falando(sem pegadinhas essa vez, prometo)), fazer pipocas não é uma ciência exata. Mesmo com um mestre como eu fazendo a pipoca as vezes ocorrem erros, não se pode acertar sempre (e eu sou muito modesto, claro).

O post está acabando, mas claro que não é só isso que tem que se saber pra ser um grande mestre nessa arte, ainda há muito coisa a se analisar, como : fase da lua, numerologia (porque tem certas horas que não se pode fazer pipoca), umidade, temperatura, dia da semana e várias outras coisas, mas o espaço aqui não permite colocar tudo. Mas é um guia básico.

Siga as dicas aqui e fará uma boa pipoca, bem melhor que as de sempre pelo menos (isso eu garanto).
Boa sorte!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: